No passado dia 10 de Janeiro, foram executadas actividades experimentais, com vista a sua realização na Semana das Ciências Experimentais, a realizar na Escola Secundária de Bocage.
O principal objectivo dessa aula foi a contagem do tempo de experimentação, visto ser necessário para o grupo ter uma noção do tempo que demorará a realizar as referidas actividades, para que tudo corra pelo melhor.
Como em todas as actividades experimentais, nem tudo corre sempre como é esperado. Das quatro actividades planeadas, apenas em metade obtivemos sucesso.
Inicialmente, efectuou-se a actividade “Fazer um Vulcão”. Esta, por envolver uma grande variedade de materiais que não podiam ser utilizados em quantidades exageradas ou desperdiçados, levaram a que a experiência não fosse bem sucedida, pois deveria ter ocorrido uma explosão mais intensa relativamente àquela visualizada.
Seguiram-se as actividades “Candeeiro de Lava” e “Areias Movediças”.
A primeira destas duas experiências, por envolver mais materiais e requerer tempo de repouso, não correu como esperado, uma vez que, com a junção das drageias, o gás libertado e as respectivas “bolhas” não produziram o efeito pretendido. Porém, efectuou-se esta experiência uma segunda vez e, apesar de não figurar neste filme, obteve-se sucesso.
A segunda, “Areias Movediças”, envolveu água e maizena, e foi bem sucedida.
Por último, seguiu-se a actividade “Fonte de Espuma”, a qual foi proveitosa visto que se visualizou a espuma, e o seu efeito durante alguns minutos.
Ainda temos alguns ajustes a fazer mas esperamos que tudo corra bem na Semana das Ciências Experimentais!