MITO: Combinar “mentos” e “Coca-Cola Light” pode provocar uma explosão no nosso estômago.
Muitos de nós já ouvimos falar sobre o perigo de ingerirmos simultaneamente “Mentos” e “Coca-cola light”, uma vez que poderá causar uma explosão no nosso estômago. Porém, tal não se verifica.
Ora, tal como sabemos, se juntarmos um pacote deste produto a uma garrafa deste refrigerante ocorre uma enorme libertação de dióxido de carbono contido nesta bebida, o que pode ter levado, em parte, a este mito alarmista. Tal libertação deve-se ao facto da superfície porosa e áspera dos “Mentos” quebrar a atracção entre as moléculas de água (que impedem a formação de bolhas deste gás dentro do líquido) na "Coca-Cola", abrindo espaço para o dióxido de carbono formar as tais bolhas. Como as drageias vão directamente para o fundo da garrafa assim que lá são colocadas, este processo é bastante mais rápido.
No entanto, isto não causa nenhuma explosão no nosso estômago. Isto porque, quando abrimos a garrafa do refrigerante em questão, dá-se a libertação de grande parte do dióxido de carbono aí presente.
Para além disso, à medida que este vai percorrendo o nosso sistema digestivo, o gás continua a ser libertado, pelo que, quando a “Coca-Cola Light” se encontra no estômago com os “Mentos”, não causa nenhuma reacção prejudicial, a não ser uma pequena dilatação do mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário