1. Aula ao 7ºB – deste modo mostrámos aos mais novos da nossa escola o que a ciência tem para oferecer;
2. Chaves dicotómicas – na biblioteca ensinámos a identificar diversos seres vivos;
3. Exposição na Sala dos Alunos – assim tivemos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho a um público mais amplo.
Aula ao 7ºB
No inicio do preenchido dia que foi 5ªfeira começamos por preparar a sala 87 para receber os dois turnos de alunos do 7ºB e partir para uma manhã de explicações e Ciência!
Estação 1 – Extracção de ADN
Aqui, extraímos ADN de epitélios bocais, para isso:
3. Num tubo de ensaio, juntou-se, em partes iguais, essa solução e álcool.
E assim foi possível extrair o ADN que se assemelhava a uma nuvem na parte superior do tubo de ensaio.
1. Esmagou-se um kiwi, sal e detergente líquido num almofariz;
2. Filtrou-se e, num tubo de ensaio juntou-se, em partes iguais, essa solução e álcool.
Assim, observou-se a “nuvem” de ADN.
Explicámos aos nossos alunos que o ADN – ácido desoxirribonucleico – é uma biomolécula responsável por todas as características do ser vivo. É comum a todos os seres vivos (ADN ou RNA) porém não existem dois indivíduos com o material genético idêntico, à excepção dos gémeos verdadeiros (homozigóticos). O nosso público mostrou-se interessado e participativo apesar de pouco à vontade no início.
Estação 2 – Lava e Maizena
Experimentámos também misturar água e maizena podendo, assim, debater acerca da viscosidade dessa solução dependendo da pressão que lhe era aplicada. Ora, quanto maior a pressão aplicada maior era a resistência oferecida porém, se diminuíssemos a pressão aplicada pelo objecto, facilmente conseguiríamos afundá-lo.
Estação 3 – Microscopicamente falando
Observaram-se também fungos (bolores) de uma laranja e de queijo - Chèvre e Gorgonzola – através da lupa binocular. A digestão destes seres vivos é extra corporal ou seja, os fungos expelem as enzimas digestivas para o alimento, a digestão ocorre então no exterior e os nutrientes são depois absorvidos.
Vulcão
Esta reacção, perigosa e com um odor desagradável, obrigou a que os alunos se encontrassem a uma distância de segurança da mesma porém, permitiu-nos explicar que o vulcão explosivo, representado através desta reacção, se forma por, mais usualmente, limites convergentes e que os produtos da sua erupção são, para além da lava, cinza e piroclastos.
Chaves Dicotómicas
Sem comentários:
Enviar um comentário